Câmara em Movimento inicia capacitação de lideranças na Estrutural

A Câmara Legislativa realizou no sábado (8), na Estrutural, a primeira oficina preparatória para o Câmara em Movimento, que consiste na realização de sessões itinerantes nas cidades. No novo formato do projeto, as lideranças comunitárias locais recebem uma capacitação e em seguida elegem 10 pautas prioritárias para a Região Administrativa. A primeira sessão do projeto acontecerá no dia 27 de abril, na Estrutural.

A oficina, coordenada pela Escola do Legislativo e ministrada por técnicos da Câmara, teve por objetivo levar informações sobre a importância da participação social no processo legislativo, orçamento e ferramentas que a população pode utilizar para buscar melhorias para a sua cidade. Entre as propostas escolhidas pelos moradores da Estrutural estão: inclusão de Santa Luzia aos projetos da Estrutural, escrituras definitivas para os moradores, criação de Casa de Apoio LGBTT’S e enfrentamento da violência doméstica e do trabalho infantil.

Morador há 15 anos da Estrutural e liderança do movimento Hip Hop, Marcelo Paulista, aprovou a iniciativa da Câmara em realizar a oficina. “Muitas vezes as informações não chegam até a comunidade de forma adequada. Essa oficina serviu para orientar as pessoas que participaram desse e encontro e também para o melhor aproveitamento da sessão que será realizada na cidade”, afirmou.

Para a lider comunitária, Diarley Viana, a ação foi importante porque qualifica e aproxima a comunidade. “É uma nova forma de fazer o Câmara em Movimento e não apenas encher a sessão de pessoas. A oficina foi um momento muito rico em que a população olhou para si e elegeu suas prioridades. Vamos nos organizar para que ter uma participação efetiva, com qualidade e consciência coletiva”, destacou Diarlei.

Após a sessão, durante seis meses, uma equipe acompanhará os desdobramentos dos 10 itens aprovados. A meta é alcançar neste período 60% de realização dos itens. (CLDF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *