Prefeitura de Valparaíso de Goiás realiza entrega dos uniformes da Guarda Municipal

O momento histórico colocou Valparaíso à frente de outras formações já realizadas pela Secretaria de Segurança Pública. Com o fardamento, os alunos poderão realizar o Estágio Operacional Supervisionado, que começará nos próximos dias

 

Na tarde de quinta-feira, 14 de setembro, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás promoveu a Solenidade de entrega dos uniformes da Guarda Municipal para os 65 alunos do Curso de Formação.

O Uniforme é composto por gandola, camisa, calças, coturnos, boina e cinto tático. Com o fardamento, os alunos poderão realizar o Estágio Operacional Supervisionado, que começará nos próximos dias, onde os alunos da Guarda Municipal de Valparaíso e outras Guardas Civis do entorno, que também estão em treinamento, atuarão nas ruas com a supervisão da Polícia Militar.

Segundo Hernany Bueno, assessor da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás e gerente de Projeto do Curso de Formação da Guarda Municipal, o momento é histórico e colocou Valparaíso à frente de outras formações já realizadas pela Secretaria de Segurança Pública.  “Esse é o primeiro curso de formação de Guarda que nós conseguimos entregar o fardamento antes do estágio operacional, isso é histórico. A entrega do fardamento nos colocou à frente de muitas formações e olha que ainda estamos na metade do curso!” destacou.

Segundo o gerente de Projeto do Curso de Formação da Guarda Municipal, o objetivo da Guarda é reduzir os indicadores de violência e criminalidade e o uniforme é a expressão de que a GM está à disposição da comunidade. “A Guarda está se preparando para cumprir suas obrigações de policiais e reduzir o crime e a violência com o policiamento de proximidade e comunitário, que irá chegar antes do sangue derramado, por isso a guarda é muito bem-vinda no país inteiro. Além disso, se necessário, a GM estará preparada para repressão qualificada”, pontuou.

O Comandante da Guarda Municipal, Antonio José Aguiar, ressalta a surpresa ao acompanhar os indicadores de mudanças dos alunos, como redução de peso e ganho de massa muscular.  “Estamos diante de uma metamorfose profissional! Os servidores que nós recebemos, outrora da diretoria da Divisão de Segurança de Próprios, e agora, próximos guardas municipais, cada dia se surpreendem com o que estão encontrando e cada dia mais certos da opção que fizeram”.

Para o prefeito Pábio Mossoró, a entrega dos uniformes foi um momento ímpar. “Um dos compromissos de governo era a criação Guarda Municipal e em tão pouco tempo a guarda já é realidade. Eu sonhei junto com vocês! Nós sabemos que segurança pública não se faz apenas com policiais e guardas nas ruas. Cabe ao governo municipal manter a cidade iluminada e limpa. Agradeço a todos que colaboraram para este momento, toda a equipe de governo, vereadores, deputada Leda Borges, o governador Marconi Perillo e o vice José Eliton e parabenizo a todos os alunos que fazem parte desse grande legado”.

Na solenidade, o aluno Andrade, representando todos a GM, agradeceu o governo pela oportunidade de migração para a Guarda Municipal.  “Em todos esses anos de prefeitura, nunca me senti tão valorizado e, mais que isso, respeitado! Tenho certeza que vamos fazer o nosso melhor, trabalhando com eficiência para um policiamento comunitário estratégico”.

Participaram da solenidade, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal Antônio Ferreira, que participou com afinco da elaboração do projeto de Lei que cria a GM; as vereadoras Maria Neide e Maria do monte, os vereadores Zeca, Nerivaldo e Flávio Lopes, o secretário de Governo Placido Cunha e a secretária de Administração e Recursos Humanos Rosângela Palácio.

Saiba mais sobre o Curso de Formação da Guarda Municipal de Valparaíso de Goiás

O Curso de Formação da Guarda Municipal de Valparaíso de Goiás é composto por 1050 horas aulas, que são realizadas em tempo integral e estão divididas em 44 disciplinas.

Durante o curso, os alunos estão sendo preparados para enfrentar situações comuns do dia a dia, como por exemplo, a forma correta de abordagem, direção defensiva, direitos humanos, preservação do local de crime, primeiros socorros, uso progressivos da força e uso de armamentos não letais. A intenção é formar agentes a partir de uma perspectiva humanizada, pautada pelo respeito aos direitos humanos e a diversidade social, buscando promover o pleno exercício da sua profissão e a garantia dos direitos do cidadão.

Ao final da preparação todos os cursistas terão que apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Os trabalhos focarão nos projetos de resolução social, onde todos os aprendizes da GM terão de colaborar de alguma forma com a área de segurança pública. (PMVG)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *