Entorno: Valparaíso sedia formatura de 156 novos Guardas Municipais

Após passar por 4 meses de treinamento os guardas municipais estão na reta final da preparação

 

No próximo dia 10 de novembro, Valparaíso de Goiás sedia a solenidade de formatura de 156 novos Guardas Municipais da região metropolitana do Distrito Federal. Deste total, 61 fazem parte do novo efetivo destinado a cidade de Valparaíso, que coloca pela primeira vez a Guarda Municipal a serviço da comunidade. A cerimônia será iniciada às 9h30 da manhã, na Praça Central da Etapa A, no bairro Valparaízo I. A partir desta data, todos os GMs estarão aptos para trabalhar pela segurança do município, após 4 meses de treinamento no Curso de Formação.

A Guarda Municipal começou a operar na última semana em Valparaíso, com estágio operacional supervisionado pela Polícia Militar do Estado de Goiás. O sonho virou realidade no primeiro ano da nova gestão, atendendo aos anseios de milhares de pessoas e trazendo mais segurança para a comunidade. O projeto está convalidado pela Conferência Nacional das Guardas, pelo Ministério da Justiça e pelos três entes federados, que são o Instituto Federal de Goiás (IFG), Estado de Goiás e os Municípios que abraçaram a iniciativa.

Curso de Formação

Para trabalhar, garantir a proteção e mais tranquilidade aos cidadãos que vivem na cidade, os agentes recém-formados da GM participaram de um Curso de Formação de 1050 horas aulas dividas em 44 disciplinas e desenvolvido durante os últimos 4 meses, por meio de parceria entre Instituto Federal de Goiás, Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás (SSPAP) e Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás.

Teoria e Estudos

A capacitação ofertou aos guardas municipais aprendizado acerca de Direitos Humanos, Valorização Profissional e Saúde do Guarda Municipal, Cidadania e Política, Violência, Crime e Controle Social, Língua Portuguesa, Metodologia Cientifica, Urbanização e Segurança Pública, Gestão e Governança, Preservação e Gestão Ambiental, Condicionamento Físico, Atividades Extras-Curriculares Com Projetos e Outras Ações Transversais, Estrutura Organizacional, Divisão Administrativa, Política de Segurança Pública e o Papel da Guarda Municipal, Defesa Pessoal, Procedimento Operacional Padrão, Noções Básicas de Combate a Incêndio, Introdução a Ordem Unida, todas as Legislações, Ética Profissional, Procedimentos do Trânsito, dentre outras.

Compromisso com as pessoas

O Curso de Formação teve como compromisso formar guardas qualificados, a partir de uma perspectiva humanizada, pautada pelo respeito aos direitos humanos e a diversidade social, além de promover o pleno exercício da profissão de guarda municipal e garantir os direitos de cada cidadão. É importante recordar que os graduados antes da formação realizada no último dia 10 de novembro, participaram de Estágio Operacional Supervisionado pela Polícia Militar do Estado de Goiás, que objetivou o aperfeiçoamento de técnicas de abordagem e das ações táticas de segurança.

Orientações dos Bombeiros

Outro ponto que merece ser lembrado é a passagem do grupo de agentes formadospelo 5º Batalhão Bombeiro Militar – 5º BBM, onde receberam instruções acerca domanuseio correto de extintores e aprenderam a executar operações de prevenção e combate a possíveis incêndios no município. Além disso, os GMs apresentaram ao fim do Curso de Formação, no Instituto Federal de Goiás, um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, com temas voltados a resolução social e a segurança pública.

Áreas de atuação

De acordo com o Comandante da Guarda Municipal, Antônio José, os profissionais estão capacitados para atuar no reforço da segurança pública da cidade. Eles foram preparados com aulas práticas, teóricas e estágio operacional que também fizeram parte de toda trajetória de qualificação profissional dos guardas. “Dado o nosso efetivo, inicialmente, iremos operar nas áreas de unidades de saúde, espaços e prédios públicos. Com quatro equipes que desenvolverão atividades numa escala de trabalho 12/36 horas, atendendo ocorrências e o anseio da nossa comunidade”, ressaltou.

Segundo o assessor da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária e Gerente de Projeto do Curso de Formação da Guarda Municipal, Hernany Bueno, a partir do novo reordenamento jurídico que surgiu com a chegada da Lei Federal 13.022, de 8 de agosto de 2014, os guardas civis municipais ganharam novas atribuições que passaram a dar poder policial aos mesmos. “A GM está para o Governo Municipal, como a PMGO está para o Governo de Goiás e a PF está para o Governo Federal.  Ela pode sim cuidar dos espaços públicos e de demais atividades”, destacou.

Parcerias

O prefeito Pábio Mossoró destaca que a chegada da Corporação será especial para Valparaíso, pois a mesma realizará um trabalho integrado com as demais forças policiais, com o intuito de combater a violência e aumentar a sensação de segurança dos moradores da cidade. “Com a efetivação da Guarda Municipal realizamos um sonho, que só foi possível graças ao trabalho conjunto e esforços de pessoas do quilate dos deputados Célio Silveira e Leda Borges, do vice-governador José Eliton e do governador Marconi Perillo. Os nossos guardas foram formados com os melhores professores e com tudo que há de melhor na área de segurança pública”, lembrou.

Orgulho de ser Guarda Municipal

Ao comentar a carreira de guarda municipal, Douglas Travassos, afirmou que optou pela nova função para realizar o sonho de servir a comunidade e tratou o Curso de Formação como essencial para a preparação da Corporação. “O treinamento foi de muita valia, pois por meio dele aprendemos várias técnicas que colocaremos em prática no dia-a-dia. A GM estará empenhada para cumprir com o seu papel e trabalhar com a segurança pública do nosso município”, concluiu.

A princípio a Guarda Municipal de Valparaíso contará com atuação de servidores municipais já concursados, que exerciam os cargos de Agente de Vigilância e Auxiliar Operacional. Eles optaram por migrar para o cargo recém-criado de Guarda Municipal. A meta da Administração Municipal é lançar em breve um concurso público e abrir oportunidades para essa função. (PMVG)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *