Pesquisa O&P: Frejat continua na frente, mas divisão da direita favorece Rollemberg

Foto: Divulgação

 

Por Fred Lima

 

De acordo com a pesquisa O&P, registrada no TSE, sob o número DF-04198/2018, publicada pelo Blog do Callado, o pré-candidato do PR ao Palácio do Buriti, Jofran Frejat (PR), tem 17,3%. Em seguida, aparece o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) com 9,5%. Eliana Pedrosa (PROS) pontua 6%. O tucano Izalci Lucas tem 4,7%, empatado tecnicamente com o general Paulo Chagas (PRP), que soma 4,6%. 40,1% disseram que não votariam em nenhum dos pré-candidatos.

Para um pré-candidato que enfrentou até fogo amigo em sua legenda, Frejat sobreviveu e continua na frente, mas precisa convencer parte dos 40,1% para manter a liderança até outubro. Caso contrário, tanto Rollemberg quanto Eliana podem crescer e fazer sombra ao republicano. A pré-campanha do PR nas redes sociais necessita ser intensificada.

Quem pensa que Rollemberg está fora do segundo turno, pode se enganar. O chefe do Buriti mostrou que permanece vivo no jogo, com chance real de ir à segunda etapa do pleito. O problema pode ser a coligação partidária que apoia o seu projeto de reeleição. Até o momento, o governador só conseguiu atrair os nanicos, podendo sair prejudicado por causa do tempo de TV.

Eliana ficou com a medalha de bronze. Seu maior adversário na pesquisa é Rollemberg. Para ultrapassa-lo, a pré-candidata do PROS vai ter que intensificar os ataques que faz ao governo, além de tirar de fato o seu partido do Buriti, entregando todos os cargos. Para alguns analistas da política local, a legenda de Eliana é uma espécie de aliada camuflada do governo.

No ninho tucano, Izalci precisa colocar as barbas de molho. O general Chagas está empatado tecnicamente com o deputado, com diferença de apenas 0,1%. A esperança do pré-candidato do PRP é fisgar os eleitores de Bolsonaro, predileto do brasiliense para a eleição presidencial, de acordo com a pesquisa. Estando no mesmo palanque do presidenciável, o progressista pode surpreender, angariando muitos votos.

Para concluir, a pesquisa mostrou que nada está decidido. Frejat continua líder, mas precisa crescer, fugindo da estagnação. Diferentemente de Agnelo, o atual governador pode ir ao segundo turno, caso não seja superado por nenhum dos demais concorrentes. O levantamento mostrou que a divisão do grupo da direita só tem um favorecido: Rodrigo Sobral Rollemberg.

 

Da Redação

 

One thought on “Pesquisa O&P: Frejat continua na frente, mas divisão da direita favorece Rollemberg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *