Com as bênçãos de Frejat, união Fraga/Izalci é a mais forte até agora

Foto: Reprodução

 

Por Fred Lima

 

Juntos, os deputados federais Alberto Fraga (DEM) e Izalci Lucas (PSDB) tiveram 226.993 votos na eleição passada. Em comparação com os ex-distritais Eliana Pedrosa (PROS) e Alírio Neto (PTB), que disputaram sem sucesso a Câmara dos Deputados, a diferença chega a quase 100 mil votos, número capaz de eleger com folga outro candidato, independentemente do quociente eleitoral e partidário.

Assim como Eliana e Alírio se uniram, Fraga e Izalci foram lançados hoje ao governo do DF e ao Senado Federal, respectivamente. Até o momento, a aliança é composta por DEM, PSDB e PR. PSC e DC podem integrar a coligação.

Diferentemente de outros pré-candidatos, o democrata contará com o apoio do ex-pré-candidato do PR, Jofran Frejat. A ajuda do ex-secretário de Saúde pode ser crucial para elegê-lo.

Fraga tinha abandonado a briga pelo governo para apoiar Frejat, cumprindo o acordo combinado no antigo grupo da direita, que aquele que estivesse melhor nas pesquisas seria o candidato da aliança. Por vários motivos, o acerto não foi levado adiante. Agora, o parlamentar conta com o empenho do republicano para obter os votos que seriam dele.

Ao que parece, o vice deverá vir do PR. O nome do deputado federal Laerte Bessa ganha força na negociação. O problema, na visão de alguns analistas de política ouvidos pelo blog, é o temperamento de ambos, conhecidos por falarem o que pensam.

Autor da memorável frase “Governador, respeite o povo!”, Fraga entra na corrida e pode incendiá-la com críticas à administração do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), tornando-se o anti-Rollemberg.

 

Da Redação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *