Apoio do Pros à Lula aproxima PT-DF de Eliana Pedrosa

 

Por Fred Lima

 

Em convenção realizada na tarde deste sábado (4), o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) definiu que apoiará a candidatura do petista Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto. No pleito passado, a legenda apoiou a reeleição da então presidente Dilma Rousseff.

No DF, a pré-candidata do Pros ao Buriti, Eliana Pedrosa, tentava trazer o PDT para a sua coligação. Em contrapartida, a ex-deputada daria palanque ao presidenciável Ciro Gomes. Com a decisão de hoje, o acerto com o PDT se distancia, visto a articulação promovida pelo PT para isolar Ciro. Além disso, alguns distritais pedetistas torcem o nariz para uma composição com Eliana.

O PTB, partido de Alírio Neto, vice de Pedrosa, apoia o tucano Geraldo Alckmin (PSDB) ao Planalto. Com o Pros apoiando o PT, Alírio provavelmente ficará em uma situação constrangedora, estando no mesmo palanque de Lula, que está preso, mas que enviará representantes em seu lugar nos estados e no DF.

Na capital, o PT está em decadência. O pré-candidato da sigla ao GDF, Júlio Miragaia, é um desconhecido da população e sua candidatura será mais para expandir a pregação pró-Lula, uma tentativa de mobilizar a militância e diminuir o prestígio de Jair Bolsonaro (PSL), que lidera no DF.

Com o Pros apoiando Lula, Eliana Pedrosa poderá ter emissários do ex-presidente em seu palanque eleitoral. Na prática, a sigla pode servir como um braço auxiliar do PT nacional e receber o apoio dos petistas brasilienses, se porventura a dupla de ex-distritais for ao segundo turno.

 

Da Redação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *