Em comparação com a Paraná Pesquisas, levantamento da Dataplan frustra expectativa da campanha de Eliana Pedrosa

Foto: Eliana Pedrosa e seu vice, Alírio Neto. Reprodução

 

Por Fred Lima

 

Se compararmos a pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas com a da Dataplan, divulgada ontem (3), a pré-candidata do PROS ao Buriti, Eliana Pedrosa, herdou apenas 1,5% dos votos do ex-pré-candidato Jofran Frejat (PR). A comparação pode ser feita da seguinte forma: no levantamento do Instituto Paraná, Eliana apareceu com 9,8%. Como a margem estimada de erro foi de 2,5%, a ex-distrital alcançou o teto de 12,3%. Somando o valor com o da Dataplan, Pedrosa frustrou a expectativa de seus aliados e obteve menos de 2% de crescimento.

Rejeição

Encomendada pelo PTB, o levantamento do Instituto Dataplan não foge da lógica matemática mostrada pela pesquisa anterior. Dentro da margem de erro da Paraná, o crescimento faz sentido. Porém, é pífio e revela que os eleitores de Frejat não veem a candidata do PROS com bons olhos. Do contrário, o aumento teria sido vertiginoso, na casa dos 10%.

Crescimento de brancos e nulos

Outro ponto interessante, que chama a atenção, é o número de brancos, nulos e indecisos. De acordo com a Dataplan, 33,2% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados. Outros 24,7% ainda não decidiram em quem votar. Comparando com a pesquisa do Instituto Paraná, o número de brancos/nulos aumentou 10,6%.

Sem favoritismo

Em um levantamento onde 33,2% optaram por branco/nulo e 24,7% não sabem em quem votar, o resultado denota que teremos pela frente uma eleição sem favoritos, na qual tudo pode acontecer.

 

Da Redação

 

One thought on “Em comparação com a Paraná Pesquisas, levantamento da Dataplan frustra expectativa da campanha de Eliana Pedrosa

  1. verdade
    ainda resta uma esperança até 15de agosto de uma grande reviravolta
    QUEREMOS JOFRAN FREJAT GOVERNADOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *